XV Seminário Internacional de lutas
contra o Neoliberalismo

A Crise Orgânica do Capital, a Pandemia de Covid-19 e a Resistência Revolucionária

Homenageados:

150 anos de Lenin
29 anos do jornal inverta
28 anos do Granma Internacional no Brasil

16 anos do acordo com
a Prensa Latina

150 anos de Lênin

Em 22 de abril de 1870, nascia Vladimir Ilitch Ulianov (Lênin), o mais influente líder e teórico do comunismo do século XX. Foi o principal líder da Revolução de 1917, na Rússia, que inaugurou o primeiro Estado socialista no mundo, experiência fundamental na história da humanidade e que prossegue como inspiração para todos que lutam pela revolução social.

Como teórico compreendeu o papel estratégico da comunicação nos tempos atuais e desenvolveu a teoria da concentração e tendência aos monopólios identificada na lei geral da acumulação capitalista de Karl Marx, resultando no seu estudo do imperialismo, como nova fase do capitalismo.

Entre outras grandes contribuições, cabe destacar as ideias de Lênin sobre o papel do Partido na revolução proletária, resultando nos princípios leninistas de organização partidária, como o centralismo democrático e o papel do jornal como organizador coletivo e da comunicação (agitação e propaganda).

29 anos do Jornal inverta

O jornal Inverta foi fundado em 20 de setembro de 1991, grave momento da história da humanidade, quando a desagregação da União Soviética era alardeada pelas oligarquias e forças reacionárias como o fim da história e o triunfo final do capitalismo.

O próprio título do jornal fazia o chamado para inverter a argumentação, pois o aparente não significa verdade, e para se chegar a ela é preciso inverter a ordem de coisas postas pelas ideias burguesas. E essa resposta surgiu de uma das regiões de maior concentração operária do Brasil – a Baixada Fluminense, e ganhou rapidamente a adesão de outros estados do país, constituindo-se nesse marco da imprensa revolucionária entre nós, por seu conteúdo e por sua combatividade.

O Jornal Inverta expressa em suas páginas que a situação histórica que vive nosso país e o mundo reflete a crise geral do capitalismo, na sua manifestação atual de crise orgânica do capital, e que as lutas sociais devem caminhar para a superação revolucionária dessa crise.

Em síntese, é nesta história que reside a força do Jornal Inverta para levar adiante a tarefa revolucionária da batalha das ideias pela revolução comunista no Brasil.

Os seus 29 anos reafirmam o marco de mais longa trajetória ininterrupta de um jornal de esquerda no Brasil!

28 anos do Granma Internacional no Brasil

Fundado por Fidel Castro e Che Guevara em 4 de outubro de 1965, passa a ter a edição internacional no ano seguinte.

Através do Granma, a Revolução Cubana fala por si mesma, fala de outros povos sem as mentiras dos monopólios de comunicação burgueses.

A reimpressão do Granma Internacional no Brasil é realizada desde 1992 e tem sido importante fonte sobre a realidade cubana e as conquistas da Revolução, em particular, trincheira contra o férreo bloqueio contra o povo cubano dirigido pelo governo estadunidense.

16 anos do acordo com a prensa latina

A Prensa Latina foi criada em 16 de junho de 1959 por Che Guevara e teve como seu primeiro diretor o jornalista e revolucionário Jorge Ricardo Masseti. Surge com a missão de noticiar a verdade sobre a Revolução Cubana e a luta dos povos de Nossa América, diante do bloqueio dos monopólios de comunicação.

O acordo da Prensa Latina com a Inverta Cooperativa foi realizado em 2004 em evento de grande representatividade e sua presença no Brasil tem se firmado através dos pacotes de notícias e da tradução para o português de suas notícias e matérias.