XV Seminário Internacional de lutas
contra o Neoliberalismo

A Crise Orgânica do Capital, a Pandemia de Covid-19 e a Resistência Revolucionária

Homenageados:

150 anos de Lenin
29 anos do jornal inverta
28 anos do Granma Internacional no Brasil

16 anos do acordo com
a Prensa Latina

MESA

CRISE ORGÂNICA DO CAPITAL, PANDEMIA E LUTA DE CLASSES NA AMÉRICA LATINA

 

Realizada dia 10 de outubro, 2020
de 14:00 a 16:00

Para assistir à palestra de um dos cientistas, clique em cima de sua foto

ou assista à playlist completa desta mesa na TV Inverta

Inscreva-se no canal da TV Inverta e ative as notificações

EXMO DR EDGAR MARIN

CÔNSUL-GERAL DA VENEZUELA

Cônsul-Geral da República Bolivariana da Venezuela no Rio de Janeiro. Formado Médico Cirurgião pela Universidade de Oriente, Venezuela. Especialista em Epidemiologia e Nutrição pelo Ministério da Saúde Pública em Havana, República de Cuba. Recebeu a Condecoração da Batalha Naval Lago de Maracaibo, da Marinha da Venezuela; e titulo de Cidadão do Estado de Rio de Janeiro, outorgado pela Assembleia Legislativa do Estado de Rio de Janeiro; entre outros reconhecimentos nacionais e internacionais.

EXMO DR ADOLFO MENDONZA

DEPUTADO BOLIVIANO – MAS

Deputado à Assembleia Legislativa Plurinacional da Bolívia pelo Movimento ao Socialismo (MAS) e membro do Parlamento do Mercosul. Ex-Presidente do Parlamento Andino (2020-2021). Doutor em Ciências Políticas pela Facultad de Ciencias Sociales (México), Mestre em Estudos Latino-americanos pela Universidad Andina Simón Bolívar (Equador) e Graduado em sociologia pela Universidad Mayor de San Simón (Bolívia). Professor de graduação e pós-graduação na Bolívia e outros países latino-americanos. Assessor do Pacto de Unidade (Organizações Indígenas e Populares) no processo constituinte da Bolívia (2002-2010). Primeiro Senador pelo Departamento de Cochabamba eleito à Primeira Assembleia Plurinacional da Bolívia (2010-2015).

DR EMIR SADER

PPFH-UERJ

Doutor em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (USP), Mestre em Filosofia pela USP e Graduação em Filosofia pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente é professor do Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas e Formação Humana (PPFH) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e Coordenador do Laboratório de Políticas Públicas na mesma instituição (LPP-EURJ). É Presidente do Comitê Científico do Programa Management for Social Transformations da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (MOST-UNESCO).

SR LEONIDAS IZA

CONAIE

Ex-presidente das Confederações de Nacionalidades Indígenas do Equador (CONAIE), líder dos levantes indígenas e camponeses de 2019. Liderança indígena do Equador da nacionalidade kichwa-panzal, graduado em Engenharia de Meio Ambiente na Universidad Técnica de Cotopaxi (Equador). É atualmente presidente do Movimento Indígena e Camponês de Cotopaxi (MICC) e da União Nacional de Organizações Camponesas de Cotopaxi (UNOCAM).

DRA TANIA SERRA AZUL

UECE

Doutora em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Pós-doutorado em Educação pela Universidade do Porto, vinculada a Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação – FPCEUP. Mestre em Educação Brasileira pela UFC e Graduada em Pedagogia pela mesma instituição. Professora da Universidade Estadual do Ceará (UECE) e Pesquisadora do EIP/UP.

HOMENAGEM AO OUTUBRO REBELDE

EQUADOR

Em outubro de 2019, o povo equatoriano protagonizou um levante massivo e popular, em todo o país, contra as políticas neoliberais de Lenin Moreno. Este vídeo foi exibido em homenagem a este episódio de luta e em solidariedade ao povo equatoriano que resiste ao neoliberalismo. A Confederação de Nacionalidades Indígenas do Equador liderou as manifestações e seu presidente à época, o companheiro Leonidas Iza, este presente na mesa.