XV Seminário Internacional de lutas
contra o Neoliberalismo

A Crise Orgânica do Capital, a Pandemia de Covid-19 e a Resistência Revolucionária

Homenageados:

150 anos de Lenin
29 anos do jornal inverta
28 anos do Granma Internacional no Brasil

16 anos do acordo com
a Prensa Latina

MESA

CRISE ORGÂNICA DO CAPITAL, PANDEMIA E GEOPOLÍTICA

 

Realizada dia 10 de outubro, 2020
de 09:00 a 12:00

Para assistir à palestra de um dos cientistas, clique em cima de sua foto

ou assista à playlist completa desta mesa na TV Inverta

Inscreva-se no canal da TV Inverta e ative as notificações

DR ALUISIO BEVILAQUA

CEPPES – ETEGS

Doutor e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC) com Pós-Doutorado em Formação Humana e Políticas Públicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPFH-UERJ). Bacharel com Licenciatura Plena em Ciências Sociais na Universidade Federal Fluminense, UFF. Líder do Grupo de Trabalho e Pesquisa em Educação, Trabalho, Economia Global e Sustentabilidade (ETEGS) do Centro de Educação Popular e Pesquisas Econômicas e Sociais (CEPPES/CNPq). Membro do Conselho da Rede e Cátedra da UNESCO em Economia Global e Desenvolvimento Sustentável (REGGEN). Presidente do Conselho Científico do CEPPES. Editor-Chefe e Fundador do Jornal INVERTA. Membro do Conselho Editorial da Revista Ciência & Luta de Classes (CEPPES).

 

EXMO SR ROLANDO GOMEZ

EMBAIXADOR DE CUBA

Embaixador de República Cuba no Brasil. Bacharel em Relações Internacionais pelo Instituto Superior de Relações Internacionais de Havana, Cuba. Ex-Diretor de Cooperação Internacional do Ministério das Relações Exteriores de Cuba (2005-2009). Foi Chefe do Departamento do Golfo Pérsico no Departamento da África do Norte e Oriente Médio do Ministério das Relações Exteriores de Cuba (1995-1997), atuando em meio ao cenário intenso de guerras promovidas contra os povos dessa região. Já se desempenhou como Embaixador de Cuba no Paraguai, na Bolívia, Haiti, e em outros países, tendo cumprido serviço diplomático nesses países em contextos marcados pela resistência aos golpes. Foi também Subdiretor Geral das Equipes de Serviço de Tradutores e Intérpretes do Ministério das Relações Exteriores de Cuba (2014-2017).

 

MONICA BRUCKMANN

REGGEN – UERJ

Doutora em Ciência Política pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Mestre em Ciência Política pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Bacharel em Ciências Sociais. Professora Associada do Departamento de Ciência Política e do Programa de Pós-Graduação de História Comparada (PPGHC) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IFCS-UFRJ). Diretora de Pesquisa da Cátedra e Rede da UNESCO sobre Economia Global e Desenvolvimento Sustentável (REGGEN). Vice-Presidente da Associação Latino-americana de Informação (ALAI). Coordenadora do Núcleo de Pesquisada sobre Geopolítica, Integração Regional e Sistema Mundial (GIS/UFRJ) da UFRJ e do Grupo de Trabalho homônimo da CLACSO. Membro permanente do claustro de orientadores do Doutorado de Ciências da Administração da Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM). Foi assessora da Secretaria Geral da União de Nações Sulamericanas (UNASUL) entre 2011-2013.

 

DRA BEATRIZ BISSIO

NIEAAS-UFRJ

Doutora em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF) com Pós-Doutorado no European Center  for the Study of Extremism pela Universidade de Cambridge (EuroCSE), Grã-Bretanha. Bacharel em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica – Rio de Janeiro (PUC-Rio). Vice-diretora do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IFCS-UFRJ). Professora Associada do Depto. de Ciência Política (IFCS-UFRJ) e Professora do Programa de Pós-Graduação em História Comparada (PPGHC-UFRJ). Longa atuação internacional como jornalista. Fundadora, diretora e editora das revistas Cadernos do Terceiro Mundo (1974-2006), Ecologia e Desenvolvimento (1991-2006) e a Revista do Mercosul (1992-2006). Foi Coordenadora do Comitê de Relações Internacionais do Governo do Maranhão (2007-2009). É membro do Comitê Acadêmico da rede internacional de pesquisadores “The Bandung Spirit” e do grupo fundador da Global University for Sustentability. Preside o Espaço Cultural “Diálogos do Sul”. Prêmio Vladimir Herzog e Golfinho de Ouro 2000 de Jornalismo. Recebeu a Medalha da Vitória do Ministério de Defesa do Brasil (2013).

BRIGADA HENRY REEVE

Homenagem

Vídeo exibido durante a mesa Crise Orgânica, Pandemia e Geopolítica prestou apoio à campanha para que o Prêmio Nobel da Paz seja entregue ao Contingente Internacional de Médicos Especializados em Situações de Desastres e Epidemias Graves, Henry Reeve, a Brigada Internacionalista de Cuba que atua em todo o mundo em defesa da saúde e da vida e nessa pandemia enviou seu contingente de saúde a mais de de 28 países.  Desde 1953, há 67 anos da primeira missão cumprida na Argélia, as Brigadas já prestaram atendimento em mais de 169 países, somando cerca de 600 mil missões. Frente a toda essa história, somada ao atual enfrentamento da na maior emergência de saúde do século XXI, é mais do que merecido o o reconhecimento das ações heroicas dessa organização.